segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os Santos Populares

Pelo S. João


Vamos passear pelo arraial, na altura em que começa a animação. Voltam as raparigas da fonte e as pessoas que vêm do trabalho. Já rompem cantigas.
as cascatas aparecem a cada esquina. de repente, surge uma rusga que canta:

Olhai que lindo menimo!
Um S. João verdadeiro!
Com um cordeirinnho divino
Com sua pele de carneiro!

Aquilo fugiu do altar!
Escapu-se pela certa;
Apanhou a Igreja aberta
E meteu-se p`la serra a andar!

Lá vem ele a caminhar!...
Queira Deus não perca o tno,
Tropece e caia no chão;
S. Joãozinho! Eh! S. Joãozinho!
Vem devagar, mê menino!
- Eh pastor, bota-lhe a mão!
Ao S. João pequenino!...

Carlos Amaro


Quadras Santos Populares

No dia treze de Junho
Santo António se demove
São João a vinte e quatro
E S.Pedro a vinte e nove.

Santo António já se acabou
S.João está-se a acabar
S.Pedro está para chegar
Com um balão para festejar.

Santo António casamenteiro
Percorre Lisboa inteira
Agarras a s moças todas
Nenhuma fica solteira

Meu rico Santo António
Santinho do meu coração
Dá-me saúde e riqueza
Muito amor e muito pão.

Santo António não é pobre
Santo António não é rico
Já o vi vender um cravo
Para comprar um mangerico.

Santo António, Santo António
É pena não te ver
Assa-me umas sardinhas
Para eu poder comer.

Minha mulher é a brasa
Trevo, fogueira e balão!...
Sem ter que sair de casa
Eu festejo o S. João.

São João é nome de santo
Muitos mais há no altar
Mas por Certo este é diferente
É amigo e popular.

Na noite de S. João
Hei-de comprar um apito
Vou rebentar um balão
E cheirar um mangerico.

O repuxo da cascata
Deita água sem parar
É noite de S. João
Vamos cantar e dançar.

S.Pedro por ser velhinho
Deve ter muito juízo
Por isso Deus lhe entregou
As chaves do Paraíso.

No dia de S. Pedro
Vamos todos à sardinha
Neste ano vou escolher
A que for mais miudinha.

Santo António, S. João, S.Pedro
Que tendes vós de especial?
Só sei que na vossa festa
Há alegria sem igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário